Cemitério das Polacas - Inhaúma, Rio de Janeiro

Diretamente da lista do ICOMOS Brasil:

"A prefeitura tombou, nesta quinta-feira, em caráter definitivo, o Cemitério Israelita de Inhaúma, mais conhecido como Cemitério das Polacas. Ali estão enterrados os corpos de centenas de prostitutas judias do Leste Europeu, seus maridos e filhos, num total de 797 lápides. Como a lei judaica proíbe o sepultamento de prostitutas no campo sagrado tradicional, as chamadas polacas criaram um cemitério próprio, que estava em processo de tombamento provisório desde 2007.
A partir de agora, qualquer modificação só poderá ser feita com autorização do Patrimônio Cultural da prefeitura. Para o subsecretário municipal de Patrimônio, Washington Fajardo, a medida estimulará organizações culturais israelitas a obterem recursos para restaurações."

Para quem nunca ouviu falar sobre o cemitério das polacas, indico a leitura do blog e do livro de Beatriz Kushnir: Baile de máscaras: mulheres judias e prostituição. Confesso já ter ouvido falar nele, mas nunca li: aceito de presente!

O mais interessante deste tombamento é o resgate da própria história cultural desta comunidade que, no passado, exilou a presença das "polacas" do processo de sepultamento junto ao seu povo. O reconhecimento do valor cultural do Cemitério das Polacas é a prova de que a construção cultural não se faz no discurso hegemônico, mas no respeito às diferenças que constituem a diversidade.
Mais sobre o assunto aqui ou no vídeo abaixo, da entrevista ontem no Programa do Jô:

Aproveitando o tema, indico os blogs cemiteriais:
Da amiga Elisiana Trilha Castro, o Blog Pesquisas Cemiteriais
O blog Arte Funerária no Brasil, homônimo ao livro, da amiga Maria Elizia Borges
O blog do parceiro do twitter @cemiteriosp
Editora e blog Necrópolis, do amigo Eduardo Rezende

Comentários

Tanto disse…
Muito interessante o assunto. Vou já correr e buscar o livro, ver se encontro aqui na FOX. E adorei as indicações, já cliquei em todos os links.

Postagens mais visitadas