Mais do cada vez menos

Esse casarão fica na avenida Nazaré, há alguns anos talvez a mais nobre avenida de Belém. Atualmente é um quarteirão de ruínas.
Esta casa, especificamente, projeto do italiano Filinto Santoro, e um dos principais nomes da arquitetura brasileira no limiar dos séculos XIX-XX, referência do ecletismo, tendo atuado em várias parte do Brasil. Em Belém nos deixou esta, antiga residência do Senador Marques Braga, que serviu de modelo para várias residências da época.
Outro edifício importante de Filinto Santoro é o atual Museu da UFPA.
Fazia parte do conjunto de edifícios que compôs a primeira reitoria da Universidade Federal do Pará. Durante décadas serviu como sede da Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e Atuárias, tendo como alunos ilustres belemenses como Fernando Jorge, Alacid Nunes, Frederico Andrade e Dulce Rosa Rocque, autora da fotografia e quem me instigou a produzir esta postagem.

Comentários

Obrigada, claudia. Se soubesse teria colocado outros nomes: Aloisio Tadeu "Pitagora", Alexandre Yamanouth, Clovis Correa Pinto, Antonio M. S. S.P. Piqueira, Ivone Takahachi, Said Denne, José Roberto, Jurandir Conceição, Carmen Silvia Góes, Valter Alexandre, José Maria Villar, Vanilda, e outros que vão me desculpar... é a idade.

Postagens mais visitadas