Devir

"Por que guardamos o passado? Porque ele nos representa. Falar em futuro e não pensar o lugar do passado neste futuro é o mesmo que desejar o nada. Então...

No futuro (que pode ser a partir de agora) as pessoas passam a vivenciar melhor a relação com a cultura, com os espaços da cidade e com o que a cidade produz. Compartilham experiências e fazem do espaço urbano um espaço humano, onde a apropriação dos espaços públicos por pessoas que tem o propósito único de viver a cidade, apreciá-la e conhecer. Conhecer a história, os detalhes, as pessoas, os ambientes e as relações.

Não são destruídos os prédios antigos - não porque se queira preservá-los, pura e simplesmente -, mas porque é insano produzir lixo e substituir construções que se mantiveram em pé por duzentos anos, por outras de tecnologia precária e descartável. Não se destrói o belo já feito porque somos incapazes de reproduzi-lo ou sequer copiá-lo. Isto é despeito, é comportamento de gente invejosa e mesquinha, não é o que queremos para o futuro, né!

Os idosos terão mais saúde que os atuais, terão vez e voz, e não permitirão que suas histórias sejam apagadas. Enfim haverá respeito pelo conhecimento e pela experiência. Sim, haverão coisas novas, muito interessantes e adequadas, que somarão aos esforços de uma vida mais digna. E veremos que muito do que queremos já existe nos sonhos de todos nós, que pouco precisa ser inventado, mas muito precisa ser conhecido."

Reciclando texto antigo sobre tema sempre renovado, em qualquer lugar onde eu esteja!

Comentários

Postagens mais visitadas