Projeto Arte na Obra

"Obras em cidade histórica viram atração
Depois da destruição causada pelas chuvas do início do ano, São Luiz do Paraitinga transforma a reconstrução de seu centro velho em atividade turística

Canteiro de obras da igraja matriz: trabalhos de reconstrução se transformaram em atração turística

Pouco a pouco, os turistas vão retornando à cidade de São Luiz do Paraitinga, que teve parte de seu centro histórico destruída pelas violentas chuvas de verão no Estado de São Paulo. A diferença é que, agora, a atração é o esforço de reconstrução do patrimônio.

O projeto Canteiro Aberto, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pela construtora Biapó, proporciona aos visitantes um passeio pelo canteiro de obras da Igreja Matriz, do século XVII, que foi levada pelas águas junto com mais 19 edificações. Agentes da própria comunidade atuam como guias, contando a história da igreja, descrevendo as técnicas de restauro e mostrando os bens recuperados.

Dos R$ 10 milhões liberados pelo Ministério da Cultura para ser aplicados pelo Iphan no município, R$ 3 milhões já foram empenhados na limpeza, escoramento e salvamento do material que pode ser aproveitado para a reconstrução. O restante da verba será aplicado na reedificação da Igreja das Mercês, que também ruiu por completo, e no restauro da Casa de Oswaldo Cruz.

As visitas à Igreja estão abertas de segunda a sexta, das 12h às 13h; além de sábados, domingos e feriados, das 10h às 12h e das 14h às 16h.
FONTE: www.historiaviva.com.br"


Idêntico ao nosso Projeto Arte na Obra, que foi implantado nas obras da Sé e Teatro da Paz.

Comentários

Tanto disse…
Acho maravilhoso que se possa visitar uma obra linda, história, quando da sua restauração.

Postagens mais visitadas