Alerta: QUEREM DESTRUIR A QUINTA DA BOA VISTA!

Com este título recebi um e-mail do mestre, arquiteto e historiador Nireu Cavalcanti, repassando a notícia que reproduzo aqui:


Boa noite prof. Nireu,

Não sei se o sr já tomou conhecimento, mas uma área em São Cristovão ao lado da Quinta da Boa Vista, que ate então fazia parte do Exercito Brasileiro, esta prestes a passar para o nível do governo municipal, e nessa área o prefeito pretende derrubar tudo o que existe para fazer estacionamento para o Maracanã.
Só que nessa área que pertenceu a Quinta da Boa Vista e uma área histórica, que foi o local onde a Princesa Leopoldina teve aula de equitação com o Sr Luiz Jacome, onde existe um picadeiro fechado (local para a pratica de equitação) de 1821 alem de outros prédios históricos como o do quartel ao lado, que foi o local de onde saíram muitos dos Brasileiros que compuseram a FEB- Forca Expedicionária Brasileira na 2 Guerra Mundial.
Bom como Cidadãos Brasileiros, decidimos tentar mudar o "destino" que esta sendo dado as dependências do Centro Hípico do Rio de Janeiro (antigo Centro Hípico do Exercito) que foi o primeiro Clube Hípico do Brasil em 1811 quando la funcionava o Club Hípico de Equitação (há exatos 100 anos atrás).
Resolvemos então, algumas pessoas, nos reunirmos e buscarmos juntamente com o vereador Carlo Caiado (uma pessoa do cavalo, sua família inclusive criava cavalos), entrar com o pedido de tombamento do local por ser Patrimônio Histórico Brasileiro (embora saibamos que nos Brasileiros não "saibamos, conheçamos ou valorizamos" a nossa historia; estamos juntando o pouco que temos de documentos, para justificar junto ao IPHAN a necessidade de ser feito o tombamento do local.
Fui ate a UFF onde me passaram seu email e um número de telefone, porem não consegui contata-lo por esse numero, então envio este email, esperando retorno para que possamos quem sabe contar com sua ajuda para provar que aquela área pertenceu a Quinta da Boa Vista e foi local de uso de praticas equestres pela família Imperial.

Agradeço desde já sua atenção.

Ana Stela Fonseca
CRISOL - Pesquisas e Estudos Culturais
O que nos causa indignação, além do fato, é que os crimes contra a memória do bairro do Maracanã (que há poucas décadas atrás era conhecido como Derby) está sendo barbarizada, como já havia denunciado, graças às obras de adaptação para a Copa do Mundo.

Houve um tempo em que aquela área foi projetada para ser um grande centro de ciência, quando pensou-se em implantar a Universidade do Brasil e o traço de Le Corbusier e Lúcio Costa se tornaram apenas objeto de estudo. Haverá o tempo em que as referências materiais, arquitetônicas e históricas também serão resumidas a registros para estudos?

Comentários

Postagens mais visitadas