IPHAN LANÇA PRIMEIRO LIVRO DIDÁTICO SOBRE ARQUEOLOGIA E PATRIMÔNIO CULTURAL “DOS MARAJÓS”

Patrocinado pelo CNPq e IPHAN, o livro “Remando por Campos e Florestas, é resultado do Projeto Popularização do conhecimento sobre a história e a arqueologia da ilha de Marajó, cujo objetivo é levar à população do Marajó dos Campos e do Marajó das Florestas, conforme denomina o historiador Agenor Sarraf, por intermédio do público escolar, o conhecimento sobre a História e a Arqueologia do lugar onde vivem, assim como sobre os processos de construção do conhecimento inerentes às atividades de arqueólogos, historiadores e antropólogos, despertando vocações científicas, incentivando a valorização de seu patrimônio cultural e sensibilizando as comunidades para a necessidade de sua proteção e preservação.
O projeto foi desenvolvido em três etapas, durante os anos de 2008 e 2009 e contou com a participação de 24 professores marajoaras. A primeira etapa constitui-se em um curso de Educação Continuada para Professores Pesquisadores, ministrado nos pólos de Breves e Soure e foi conduzida pelas professoras doutoras Denise Schaan, Jane Beltrão, Márcia Bezerra e Rosa Acevedo e os professores doutores Agenor Sarraf, Fernando Marques, Hilton da Silva e Flávio Silveira. Na segunda etapa, os professores de posse de orientações sobre pesquisa local e trabalhos com narrativas orais, realizaram investigações procurando registrar por meio de entrevistas, desenhos e trabalhos didáticos com seus alunos, memórias de artefatos arqueológicos, bens públicos, histórias de viveres, saberes e fazeres de sua localidade. Ainda nessa segunda etapa, o professor Agenor Sarraf viajou para alguns municípios com a finalidade de acompanhar e orientar o desenvolvimento da pesquisa, visando à organização do material coletado para ser utilizado na terceira fase. Na última fase, ocorrida em Belém, numa Oficina de Produção Textual, os professores confeccionaram seus textos, explorando o conteúdo oral, escrito e visual da pesquisa, além de apresentarem um roteiro de atividades como sugestão de caminhos e possibilidades para professores e alunos explorarem o material confeccionado em sala de aula.
A obra é o primeiro livro didático sobre o patrimônio cultural da região marajoara, destinado ao Ensino Fundamental, especialmente 5ª a 8ª série, hoje 6º ao 9º ano, e está organizada nos seguintes eixos temáticos: paisagens & passagens, histórias de vilas e cidades, patrimônio material e imaterial e narrativas fantásticas. São 22 textos produzidos por professores de escolas públicas marajoaras, destacando-se especialmente os municípios de Melgaço, Portel, Anajás, Ponta de Pedras, Muaná, Chaves, Cachoeira do Arari e Salvaterra.
O livro será distribuído para todos os autores e secretarias municipais de educação do arquipélago, assim como já está disponível para download no site http://www.marajoara.com. Espera-se que com essa iniciativa, possamos ampliar o conhecimento sobre a arqueologia, a história e o patrimônio cultural marajoara e criar novos mecanismos de difusão dessa riqueza de saberes que pulsam nesse lado da Amazônia brasileira.
Evento: Lançamento do livro “Remando por Campos e Florestas: Memórias & Paisagens dos Marajós”, Local: IPHAN Data: 29 de agosto de 2011 (segunda-feira) Hora: 19h30 Endereço: Av. Governador José Malcher, esquina com Benjamin Constant. Bairro: Nazaré Fones: (91)3224-1825 Editora: GKNORONHA Patrocínio: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) Apoio: Universidade Federal do Pará (UFPA) Para informações e entrevistas: Denise Schaan – 8862-2760 Agenor Sarraf – 8801-9106 Jane Beltrão – 9984 -3443
Comentários
Este blog é ótimo. Parabéns!
Sempre que eu puder, darei uma passada por aqui.
Não se faz movimento social com uma pessoa, ou um grupo restrito. A sociedade se desmobilizou, o movimento parou. Fato é que ainda não existe uma posição por parte da nova gestão da SECULT sobre o que fazer, a não ser este posicionamento do atual governador (na época candidato) http://www.youtube.com/watch?v=JMQOvxw_qEI, que postei aqui http://marcosdotempo.blogspot.com/2010/08/jatene-e-sao-cristovao.html Acho que esta foi a última informação relevante sobre o São Cristóvão que pude postar.
Ouvi falar que existe um movimento em prol do Teatro São Cristóvão, você tem algum contato?
Qualquer informação, peço, por favor, que me avise, se possível. Obrigado!
antonioanderson19@gmail.com