Artigos sobre Santana do Bujaru
Estou no processo de escrita do texto final do mestrado. Mas já tenho algumas coisinhas publicadas e algumas disponibilizadas na net.
Iconografia do Rio Guamá: à margem de Belém
Aprovado no 2º Seminário Ibero-Americano de Arquitetura e Documentação, na UFMG, em 2011.
O Lugar do Patrimônio Cultural contemporâneo: conceito e realidade a partir de uma visão amazônica
Aprovado no I Circuito de Debates Acadêmicos - II CODE, no IPEA, em 2011.
O Lugar do patrimônio cultural contemporâneo: conceito e realidade a partir de uma visão
Aprovado no XI Encontro de Teoria e História da Arquitetura, na PUC/RS, em 2011.
Parte da discussão sobre os conceitos de Não Lugar e Lugar de Memória para entender que "lugar" é esse, denominado Santana do Bujaru.
Santana do Bujaru: Lugar e Identidade
Aprovado no Congresso Pan-Amazônico e VII Encontro da Região Norte de História Oral, na UFPA, em 2012.
Dando prosseguimento à discussão anterior e fazendo o cruzamento com dados coletados a partir de atividade de educação patrimonial, onde foram produzidos mapas mentais, perceber de que forma a comunidade constrói seu discurso identitário e a imagem de seu espaço físico, a partir da rede de significados que perpassam pela memória e pela igreja de Santana e o rio Bujaru, como elementos da rede de referências culturais.
![]() |
Igreja de Santana do Bujaru. Foto: arquivo Iracema Heitor da Silva |
Aprovado no 2º Seminário Ibero-Americano de Arquitetura e Documentação, na UFMG, em 2011.
O Lugar do Patrimônio Cultural contemporâneo: conceito e realidade a partir de uma visão amazônica
Aprovado no I Circuito de Debates Acadêmicos - II CODE, no IPEA, em 2011.
O Lugar do patrimônio cultural contemporâneo: conceito e realidade a partir de uma visão
Aprovado no XI Encontro de Teoria e História da Arquitetura, na PUC/RS, em 2011.
Parte da discussão sobre os conceitos de Não Lugar e Lugar de Memória para entender que "lugar" é esse, denominado Santana do Bujaru.
Santana do Bujaru: Lugar e Identidade
Aprovado no Congresso Pan-Amazônico e VII Encontro da Região Norte de História Oral, na UFPA, em 2012.
Dando prosseguimento à discussão anterior e fazendo o cruzamento com dados coletados a partir de atividade de educação patrimonial, onde foram produzidos mapas mentais, perceber de que forma a comunidade constrói seu discurso identitário e a imagem de seu espaço físico, a partir da rede de significados que perpassam pela memória e pela igreja de Santana e o rio Bujaru, como elementos da rede de referências culturais.
Comentários