O que é Arquitetura? O que é Urbanismo?

Essas perguntas perseguem todos: aos que não sabem o que é, aos que querem saber e, mesmo, aos que dominam o que seja.
Definir arquitetura e urbanismo é muito difícil e, por isso, quando nós, profissionais, nos desprendemos do antigo CREA, passamos a ser mais que uma letra numa sigla e passou-se à necessidade de nos definirmos como campo profissional. E existem atribuições que são (sim) exclusivas de Arquitetos e Urbanistas, mas que não significam que nós sejamos todo-poderosos e capazes de definir tudo.
Não há grande profissional que não dialogue com outras áreas, no mundo contemporâneo. É estúpido pensar que um cirurgião seja capaz de dar conta de seu ofício sem a contribuição de tantas outras áreas, mas isso não significa que o siderúrgico que produziu o bisturi ou o médico anestesista seja habilitado a fazer uma cirurgia.

Portanto, nada menos adequado que a Resolução nº. 51 do CAU-BR, que tenta estabelecer os limites do que seja atribuição exclusiva dos arquitetos e urbanistas do Brasil. E, neste sentido, nada mais inadequado que o uso político em ano eleitoral de uma luta pelo espaço de nosso reconhecimento profissional, que tem sido travada no dia-a-dia, tentando construir um mundo com mais qualidade para a vida humana.
Não é questão de mercado, de espaço profissional, mas de mérito e qualidade da produção do espaço construído.

Por isso a postagem, pois precisamos, nós arquitetos e urbanistas, ser reconhecidos e valorizados no que fazemos e para o qual temos atribuição! Porque não podemos mais ser chamados de engenheiros, pelo simples desconhecimento do diferencial de sermos arquitetos! Porque não queremos saber tudo, nem dominar o mercado de trabalho, mas sermos respeitados pelo que somos, fazemos e fomos formados para atuar.

Porque precisamos que, aqueles que reconhecem a importância do Arquiteto e Urbanista, apoiem votando DISCORDO na consulta que ocorre na Câmara dos Deputados, através do link https://goo.gl/28a1bF

Quem leu até aqui, respeita o ponto de vista de uma arquiteta e urbanista. Muito obrigada!
#NaoPL9818 #NaoPDC901
#ArquitetoResponsavel
#CauEmAção #CauTrabalhando #ConselhoDiretorCAURR #ConselhoDeArquiteturaEUrbanismoDeRoraima

Comentários

Postagens mais visitadas