Projeto Cordas da Amazônia, da Escola de Música da UFPA pede ajuda

O projeto Cordas da Amazônia, da Escola de Música da UFPA precisa de sua ajuda.
O trabalho hercúleo do Professor Aureo DeFreitas na difusão e inserção através da música também sofreu com as enchentes deste ano.
Copio e repasso a matéria que saiu no jornal Amazônia do dia 14 de maio de 2009:

Projeto da Emufpa pede ajuda para recuperar instrumentos musicais perdidos
O 'Programa Cordas da Amazônia Viola e Violino em Grupo' (PCA - Polo Jurunas), da Escola de Música da Universidade Federal do Pará (Emufpa), está suspenso há mais de uma semana devido ao alagamento da sede do Movimento República de Emaús, que danificou mais da metade das violas e violinos utilizados para as as aulas do projeto. A sala que abrigava os instrumentos foi inundada pela forte chuva e pelas águas do canal da Quintino Bocaiuva, que trasbordou no último dia 5. Apesar das peças estarem e guardadas em seus estojos, ficaram submersas por 24 horas - tempo suficiente para que se estragassem.
O coordenador do projeto, professor e doutor Áureo de Freitas, lamenta o ocorrido e apela para que as pessoas se solidarizem com a situação: 'Queremos retomar o trabalho o mais rápido possível, mas precisamos de doações para que novos instrumentos possam ser comprados', declara.
Suely Assunção, 18, participa do projeto desde março do ano passado. A jovem afirma que os estudos musicais contribuem para o seu crescimento pessoal e seu desempenho na escola. 'Acredito que as aulas de música me ajudam pois melhoram o meu modo de ver a vida. Minhas notas no colégio também aumentaram. O projeto nos ajuda muito porque, se não estivéssemos aprendendo a tocar, poderíamos estar fazendo alguma besteira nas ruas', alega.
O 'Programa Cordas da Amazônia' (PCA) objetiva melhorar a qualidade de vida de jovens e crianças de baixa renda. Os instrumentos utilizados foram doados pelo governo britânico à Associação de Violoncelistas da Amazônia em 2006. O Projeto atende, atualmente, a 200 crianças em vários bairros.
Os interessados em ajudar devem entrar em contato com Áureo DeFreitas (fone: 0xx91-8128-8328) ou levar suas doações à Escola de Música da Universidade Federal do Pará (Emufpa), localizada na avenida Conselheiro Furtado, nº 2007, entre avenida Generalíssimo Deodoro e travessa 14 de Março.


É uma tristeza ver o que aconteceu. Eu sei o que é o trabalho do Projeto Cordas da Amazônia: minha filha Catarina estudou violoncelo com o Áureo, que é, além de excelente mestre, um idealista.
Vejam vídeos no Youtube, e conheçam mais sobre esse Projeto.
Quem conhece o Movimento de Emaús também sabe o quanto é necessária a presença positiva naquela área.
Ajudem, doando instrumentos, dinheiro ou simplesmente divulgando: repassando, postando em seus blogs, twitters...

Comentários

Postagens mais visitadas