Simples assim!

Observatório de Políticas do Patrimônio Cultural.
O que seria isso?

A idéia vem do CRISOL - Pesquisas e Estudos Culturais: Patrimônio & Memória, da Universidade Federal do Maranhão.
Considerando que existem vários projetos efetivos de intervenção em sítios históricos urbanos ou em aglomerados que os contém, devido às necessárias adaptações e obras nas cidades sedes da Copa do Mundo de 2014, o Observatório seria um agente de pesquisa e análise crítica dessas intervenções, que terão, por certo, bem foco próprio e bem diferente das intenções dos que visam a preservação da memória.
Surgirão novos elementos e conjuntos arquitetônicos, e valorações diversas sobre estes.
FONTE: Fotolog

Por conta da Copa 2014 já existem, efetivamente, questões anunciadas, como a demolição do antigo Museu do Índio, no entorno do Maracanã, para dar lugar a um estacionamento mais adequado. Leiam aqui, aqui ou aqui. Observem que, na foto acima, a grande área corresponde à ataul localização do Estádio Mário Filho, quando ali ainda era o Derby Clube. O edifício do Museu do Índio, construído na década de 1910, abrigava o centro de veterinária do Exército.
FONTE: www.rioquepassou.com.br

O blog do CRISOL é objetivo:
"Creio que esse processo está cada vez mais acelerado, e intensificado agora, com a decisão do COI em realizar as Olimpíadas no Rio (2016). Será uma década de intervenções na cultura e no patrimônio brasileiro, como nunca testemunhamos - algo sem precedentes. Sinto que o momento é esse, de criar o nosso Observatório das Políticas do Patrimônio, com o apoio da ABA. No momento em que se (re-)edita o Programa Monumenta (PAC Cidades Históricas), precisamos estar atentos as decisões e as políticas do Governo - que tem afirmado que é 'política de Estado' (precisamos confirmar isso, com pesquisas). A sociedade civil necessita de instrumentos teóricos e metodológicos para avaliar estas intervenções, e nós podemos oferecer algumas ferramentas. O Observatório (-Laboratório) pode ser o nosso canal, além das publicações e eventos acadêmicos.
Trabalho sério, com base científica, metodologia séria, para que possamos fortalecer um discurso homogêneo na área. Oxalá tudo dê certo!

Comentários

Alex F Correa disse…
Postei um esboço preliminar do projeto do LOAPPC, encaminhado ao GTPC da ABA. Oxalá consigamos realizar esse trabalho. Valeu pelo apoio!

Postagens mais visitadas