Repensar é preciso!

Já havia lido a algum tempo soube dessa denúncia feita através do Blog do Tas (Professor Tibúrcio, o cara do C.Q.C.) pelo Márcio Luis, através da Suatá - Associação Pró-Ilha de Algodoal / Maiandeua. Assim como o Pedrox Loureiro, não conheço Algodoal, e por quase todos os motivos que ele apresentou. Mas a gente tem que admitir que às vezes a gente peca por omissão. O processo que acontece atualmente em Algodoal, um dia ocorreu em Mosqueiro, em Salinas, em Outeiro (digo, Caratateua!). E depois que a situação se torna irreversível, só falamos: ah, que pena que está tão ruim!
O que dói é que há muitos anos o Museu Goeldi têm feito, através do Projeto Renas (leia-se Lourdes Furtado e heróica equipe) um trabalho sério de sensibilização, e que já conseguiu muita coisa, sim! Ouvi falar de Maiandeua ("Mãe da Terra") em vários momentos na minha vida de paraense, mas especialmente, e de forma apaixonada, pela Graça Santana, quando fui estagiária da museologia do Goeldi.
Acreditem: a coisa poderia ser pior! Mas também poderia ser melhor! E a culpa é de todos nós. Vejo que o tema repercute longe, mas, e aqui? Por que o paraense continua a não olhar pra si, para seus próprios problemas? Será que alguém daria atenção se não tivesse saído no blog do Marcelo Tas? E o nosso papel, como blogueiros, de falar além da mídia? Obrigada Pedro por me fazer repensar!

Comentários

tai nascimento disse…
Não conheço, proavelmente vá conhecer este ano. Mas pelo pouco que sei, e pelo que li... Tô vendo que o bicho fica preto pras bandas de cá quando o assunto e preservação do estado, como cultura, vida, e historia.

Tomara que de jeito, espero que sim.

beijos

p.s: eu era tua seguidora até sair do blogger.
=P

www.teencontrodepoisdachuva.wordpress.com

Postagens mais visitadas