Montrumentos de Belém

Como tudo tem seu ponto e seu contra-ponto, transcrevo um e-mail que circula em Belém [que tem origem da cabeça do Anderson, do Bêbado Gonzo] sobre os monstrumentos daqui(no Orkut eles e outras coisas do tipo estão na comunidade Maravilhas do Pará).

Sobre o Monuento à Cabanagem, o texto diz:
"Monumento à Cabanagem - Av. Almirante Barroso - Castanheira: realmente, não temos sorte com os artistas. Niemeyer, que criou Brasília e é mundialmente conhecido, uma referência em arquitetura, deixou esta bomba esculhambando mais ainda a porta de entrada da capital. Já ouvi diversas versões sobre o significado deste pedaço enorme de concreto armado e, confesso, não achei nenhuma plausível ou justificável para colocar um mondrongo gigantescto no lugar que está. Serviria melhor como rampa de skate ou ainda, se fosse retirado, para escoar melhor o tráfego. Outro espaço que serve de abrigo e banheiro aos mendigos da redondeza."

E vem acompanhada do seguinte comentário:
"Concordo com uma ressalva: o "monstrumento do entroncamento", que dizem as boas línguas, indicam os caminhos luminosos, não ao socialismo, mas aos moteis do Coqueiro, pasmem!, nunca vi em nenhum sítio de informações sobre projetos do Niemeyer.
O que me faz supor que o Velho arquiteto deve ter rabiscado em um pedaço de papel de padaria alguma ideia na presença do Jader e seguidores da época. Isso, ainda supondo, veio para esas bandas sem um projeto detalhado e foi modificado em virtude da repartição do percentual da obra entre políticos, empreiteiros e afins.
Claro que eu posso estar redondamente enganado. Isso sempre acontece comigo em uma proporção maior que os meus acertos. Caso alguém possa confirmar que existe um projeto detalhado de Niemyer com essa finalidade e que foi executado como projetado, que faça a gentileza de corrigir estas suposições.
É muita coisa feia em uma só metrópole. Haja mal gosto. Os campeões, do meu ponto de vista são: o Disco Voador da Xuxa empatado com a Estátua da Liberdade dos produtos chineses (será que ela foi importada da China?), o cocô do Edmilson e o Cabeçudinho. Ou melhor, não tem pior, é tudo uma merda só.
Revejam. Cuidado para não vomitar no teclado.
Gilson"

Pera quem não é paraense, ou é tão distraído que não sabe quais são as citações acima, recomendo lerem a postagem do Bêbado Gonzo, que vem inclusive com BONUS TRASH!!

Comentários

Jairo Souza disse…
Jader Barbalho faz a defesa da obra e de Niemeyer em seu site. Vale a pena ler:
http://www.jaderbarbalho.com/site/2012/12/09/niemeyer-e-a-cabanagem/

Postagens mais visitadas