Terra Firme!

O bairro da Terra Firme, em Belém, é conhecido como uma das áreas mais perigosas de Belém, em termos de violência. Mas isso não impede de ser lugar de memória, história e cultura dinâmicas. Com reverência, cito meu grande amigo historiador Eden Costa, do DPHAC, agremiações carnavalescas que fazem bonito na Aldeia Cabana (nosso sambódromo). Agora esta notícia:

"Inventário participativo: Ponto de Memória em Belém tem série de atividades
O Ponto de Memória de Terra Firme, em Belém (PA), vai promover uma série de ações museais no mês de março.
Como parte do processo de inventário participativo, serão realizadas as Rodas de Memória temáticas Mingau da Tarde na Terra – Cultura do Bairro, no dia 9, às 17h, e a Frutas da Terra – Cotidiano do Bairro, no dia 30 de março.
Também estão previstas oficina do Jornal comunitário Tucunduba, nos dias 12, 19 e 26 de março, e reunião do conselho gestor com jovens moradores, nos dias 8, 15, 22 e 29 de março, para discutir a identificação dos movimentos socioculturais do bairro.
Desde janeiro de 2012, o Ponto de Memória paraense vem trabalhando na identificação das memórias, histórias e características peculiares de Terra Firme, bem como no levantamento de fotografias, entrevistas, contos, lendas e objetos que poderão contar a história da comunidade.
Para mobilizar os moradores e os movimentos culturais da região, no dia 21 de abril será realizado um cortejo cultural pelo bairro, que reunirá as quadrilhas juninas, os grupos de dança de Rua e Grafite (Hip Hop); grupos de capoeira, de carimbó, poetas, artistas plásticos e cantores populares. Mais informações podem ser obtidas pelos endereços eletrônicos: pontodememoriaterrafirme@gmail.com e camilafsmoura@gmail.com.
Fonte: Divulgação Pontos de Memória/Ibram"

Comentários

Postagens mais visitadas