Mais um manifesto pelo Teatro São Cristóvão

"TEATRO SÃO CRISTOVÃO - URGENTE
À CLASSE ARTÍSTICA, ESTUDANTIL, INTELECTUAL E AOS AMANTES DAS ARTES EM GERAL

O TEATRO SÃO CRISTOVÃO, localizado na Av. Magalhães Barata, bairro de São Brás, nos fundos da ASSOCIAÇÃO DOS CHAUFFEURS - está prestes a ser mais de um dos nossos lugares da Memória a desaparecer, pois há grande interesse em que este seja vendido para a construção de mais um prédio.
Aos que não conhecem a história do Teatro - ele foi palco de apresentações durante as décadas de 50/60/70, onde muitos membros do Movimento Estudantil, assim como ARTISTAS que lutavam contra a Ditadura, se apresentaram antes e durante a Ditadura Militar. Desta forma, a destruição do TEATRO SÃO CRISTOVÃO, pode ser caracterizada a meu ver como mais uma tentativa de esquecermos partes tão chocantes e emblemáticas da História de nosso país e de nossa cidade.
Esta semana será votado o Tombamento da Associação dos Chauffeurs, construção que em seus fundos ainda abriga o Teatro bastante deteriorado. O Teatro São Cristovão não está nos planos de tombamento de diversos membros do Conselho Municipal de Patrimônio - para rememorá-lo alguns almejam uma placa mostrando que ali jaz mais um espaço expurgado de nossa memória.
Desta forma, venho pedir a comoção dos artistas paraenses, jornalistas, intelectuais que têm algum apreço por nosso patrimônio, assim como estudantes e amantes da arte - para que não fiquemos calados diante desta destruição breve por acontecer.
Lembremos da comoção artística pela tomada do Teatro Waldemar Henrique na década de 70, quando muitos intelectuais e artistas desta cidade uniram-se em prol de ter um local para suas apresentações, quem sabe lembrando deste fato, temos algum impulso para reivindicar também pelo TOMBAMENTO DO TEATRO SÃO CRISTOVÃO."


Raquel Cunha - estudante de Ciências Sociais/UFPa

Comentários

Postagens mais visitadas