Aquarelas de Lígia Árias

Lígia é mais que uma aquarelista, isso deve ser dito logo de início.

Visitar a exposição "Aquarelas de Lígia Arias" pode dar a impressão que o talento dela se resume às aguadas. Artista, de sensibilidade e competência, daquelas que fazem a obra com suas entranhas. E isso eu digo não por ser um lugar-comum a se dizer sobre quem produz arte, mas pelo prazer de ter trabalhado com ela durante anos, compartilhado momentos diversos e poder afirmar, com grande carinho e verdade, da enorme amizade que nos une.
Só quem, como Murilo Mendes observou e coletou rabiscos de Ismael Nery, passou embebecida a ver Lígia traçando com tanta delicadeza e maestria em folhas soltas na sala de museografia do Museu de Arte de Belém, pode ter a mínima noção do que eu estou falando. Lígia conduz  a aguada cm a mesma competência que produz em bico de pena ou pastel. A verdade do que faz é maior que a limitação das técnicas. Isso falo do bidimensional em sua obra. Seus temas são o que está a vista, de forma sincera e franca, seu dia-a-dia, suas preocupações e desejos inconfessos que se materializam.
Tive o prazer de promover duas exposições da Lígia: uma individual na extinta Galeria Municipal de Arte e uma coletiva no Museu de Arte de Brasília; tive a honra de dividir a autoria de um texto sobre a museografia do MABE, e, mais que tudo, tive o apoio e carinho desta amiga em vários momentos difíceis da mina vida e sei que ela sabe o quanto é importante para mim, mas nunca ter a verdadeira dimensão, que nem eu mesma tenho. Mas como artista ela transcende ainda mais. Um talento muito pouco conhecido pela maior parte das pessoas, mas reverenciado por quem conhece minimamente.


NÃO PERCAM!


Exposição Aquarela de Ligia Árias, a partir de 22 de novembro de 2012 até 30 de janeiro de 2013, de terça a sexta, de 10h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, de 9h às 13h. 
Visitas agendadas: Ação Educativa/MABE. Informações: 3114-1028.

Comentários

Postagens mais visitadas