Louvando o que bem merece e pondo os pingos nos is

Muito interessante, após um tempo de postagens sem o mesmo tino, o texto sobre o Memorial da Cabanagem no blog do Flávio Nassar. Recebo-os por e-mail, mas as imagens nunca chegam. Resolvi dar uma checada, afinal, Marcos do Tempo é o título da minha monografia em Semiótica e Artes Visuais onde passei longo tempo sobre os monumentos de Belém. Sem falsa modéstia, é um tema que tenho um bom domínio e gosto de acompanhar, ainda mais nesse tempo em que o Oscar Niemeyer virou doce na boca de todos, nem sempre dando-lhe o devido crédito ou respeito.

Sim, respeito é sempre bom, e crédito por nossas obras é o que nos plantará para o futuro profissional ou, ao menos, orgulho dos filhos e netos. Poder meus descendentes falarem das minhas pesquisas como falam os de Augusto Meira, Carlos Rocque, Valente ou tantos outros que recebem a crítica acadêmica, já me basta, pois ninguém ousou usurpar-lhes a fala.

Por isso, já não suportando certa reincidência e, talvez, porque o mundo anuncia seu fim, achei por bem fazer um comentário no referido blog, porém, como será publicado apenas se o moderador aprovar, eu que não tenho problema de dar crédito e nem de me posicionar criticamente, registro aqui meu comentário:

"Flávio, o depoimento e o texto são teus, mas peço que ponha o crédito ao menos na fotografia do Monumento ao Francisco Andréa, que consta da minha monografia de especialização denominada Marcos do Tempo de onde , possivelmente, foi retirada também sem as devidas referências e onde postei entre aspas essa referência da importância da construção do Monumento à Cabanagem como fato referencial objetivo aos cabanos.
A criação do blog Marcos do Tempo visou justamente a difusão de trechos deste meu trabalho, visto que eu encontrava, com muita frequência, citações inspiradas de pessoas que, na verdade, foram achados construídos em articulações e trabalho braçal e intelectual árduo, sob a orientação da professora arquiteta e futura doutora Elna Trindade e co-orientação do MSc Tadeu Costa.
Ideias, amigo, bem citas, são apropriáveis e nem sempre é dado crédito, mas construção intelectual e autoral, reza a regra, deve ser respeitada."

Comentários

Tereza Jardim disse…
Estou copiando aqui o comentário que deixei no post do outro blog, caso não seja aprovado:

Que tristeza me invade o coração quando vejo pessoas desdenhando de algo que não só é ético, como é direito garantido por lei. Direito autoral é lei, não pode ser transferido, não deve ser ocultado.

A internet não muda este fato, muito menos o cumprimento da lei, viu.

A beleza da internet está sim no fluxo livre de ideias, mas isso definitivamente não implica em transferência de autoria, seja de texto ou qualquer outra criação.

Esse comportamento de libertinagem autoral é típico de quem nunca teve um trabalho seu divulgado com mérito e atribuição a outra pessoa.

Veja mais sobre o assunto aqui: http://interpretanteimediato.wordpress.com/2010/09/27/credito-nao-e-moeda/

E aqui:

http://interpretanteimediato.wordpress.com/2011/11/28/credito-2/
Claudia disse…
Diante disso http://blogdoflavionassar.blogspot.com.br/2012/12/o-retrato-que-te-dei-se-ainda-tens-nao.html termina o assunto, por aqui.
Claudia disse…
Obrigada Pedro Loureiro pelo link enviado via Twitter ( http://blogs.20minutos.es/codigo-abierto/2012/12/15/diez-anos-de-creative-commons/ ) e por ter me encaminhado por e-mail o comentário que CrtlC+CrtlVzeio aqui, entre aspas (não vou ficar indo àquela postagem que tanto me fere para amassecar moderação tendenciosa; não merece o meu traço de Ibope):
Claudia disse…
"(Pode publicar no teu blog se quiser, caso ele não publique no dele)
Desculpa os eventuais erros de acentuação, escrevi PUTO.
From Evernote:
Comentário no blog do Flávio Nassar (...) segue
Claudia disse…
"
Qual o seu problema com citar a fonte? Problemas cognitivos em saber extrair de onde a foto foi indexada ou grosseria gratuita? A internet é livre, mas o capital social ainda é mais importante que dinheiro. Um link, uma menção ou a simples referência é algo que licenças nascidas na internet como o CREATIVE COMMONS apregoam. Citar a fonte agrega valor mais a quem cita do a quem é citado. Ou você realmente acha que o usuário não sabe achar a fonte? Vivemos a era do compartilhamento e se comportar como "mídia tradicional", sem respeitar as interações, é contraditório para quem se diz moderno. Talvez o atraso na votação do MARCO CIVIL da Internet permitam aberrações como esta sua postagem, mas por analogia, o Código Penal e Civil que já existem e podem ser aplicáveis em posturas desrespeitosas como a sua. Poderia te dar uma aula sobre Direito e Comunicação, mas suas verdades não podem ser maiores que a humildade de querer aprender. Lamento sua reação em desrespeito à Claudia e ainda espero de você uma postura de homem e não de moleque mimado que não pode ser contrariado e faz mimimi só porque a ele foi pedido que CITE A REFERÊNCIA. Olha que engraçado... Quando a palavra COMPARTILHAMENTO é a que define a internet e as novas relações de, interação, produção e curadoria de conteúdo, você tenta inverter a lógica usando a "internet livre" como MULETA de um argumento fraco de que o conteúdo é livre para não CITAR A REFERÊNCIA e PRA PIORAR ainda SUJA o trabalho numa tentativa INFANTIL de ridicular a pessoa. É como uma criança que quebra o brinquedo do colega só porque não sabe brincar ou o comediante ruim que usa a vulgaridade para tentar ser engraçado na marra. Acho que você ainda tem muito a aprender, meu caro... Espero que um dia tenha HUMILDADE pra isso. Posso te ajudar na parte de Internet, mas o respeito às pessoas é um valor que somente a vida poderia te ensinar.
(Pode publicar no teu blog se quiser, caso ele não publique no dele)
Desculpa os eventuais erros de acentuação, escrevi PUTO.
From Evernote:
Comentário no blog do Flávio Nassar
Qual o seu problema com citar a fonte? Problemas cognitivos em saber extrair de onde a foto foi indexada ou grosseria gratuita? A internet é livre, mas o capital social ainda é mais importante que dinheiro. Um link, uma menção ou a simples referência é algo que licenças nascidas na internet como o CREATIVE COMMONS apregoam. Citar a fonte agrega valor mais a quem cita do a quem é citado. Ou você realmente acha que o usuário não sabe achar a fonte? Vivemos a era do compartilhamento e se comportar como "mídia tradicional", sem respeitar as interações, é contraditório para quem se diz moderno. Talvez o atraso na votação do MARCO CIVIL da Internet permitam aberrações como esta sua postagem, mas por analogia, o Código Penal e Civil que já existem e podem ser aplicáveis em posturas desrespeitosas como a sua. Poderia te dar uma aula sobre Direito e Comunicação, mas suas verdades não podem ser maiores que a humildade de querer aprender. Lamento sua reação em desrespeito à Claudia e ainda espero de você uma postura de homem e não de moleque mimado que não pode ser contrariado e faz mimimi só porque a ele foi pedido que CITE A REFERÊNCIA. Olha que engraçado... Quando a palavra COMPARTILHAMENTO é a que define a internet e as novas relações de, interação, produção e curadoria de conteúdo, você tenta inverter a lógica usando a "internet livre" como MULETA de um argumento fraco de que o conteúdo é livre para não CITAR A REFERÊNCIA e PRA PIORAR ainda SUJA o trabalho numa tentativa INFANTIL de ridicular a pessoa. É como uma criança que quebra o brinquedo do colega só porque não sabe brincar ou o comediante ruim que usa a vulgaridade para tentar ser engraçado na marra. Acho que você ainda tem muito a aprender, meu caro... Espero que um dia tenha HUMILDADE pra isso. Posso te ajudar na parte de Internet, mas o respeito às pessoas é um valor que somente a vida poderia te ensinar."
Claudia disse…
Os três comentários acima foram trazidos do e-mail recebido, que me encaminhou de Pedro Loureiro (vulgo Pedrox), um dos caras que mais respeito no que tange a www e com quem muito aprendi sobre como proceder de forma ética e respeitosa na internet. Grande professor e rapaz de grande equilíbrio e inteligência, por isso me emocionei muito com seu posicionamento.
Verdadeiramente, em todos os sentidos, agradeço.
Tereza Jardim disse…
Pedrox mandou MUITO BEM, e conseguiu escrever muito melhor do que a resposta que eu estava construindo pra colocar lá.

Mas, vendo a resposta do moço dono do blog e os comentários de seus puxa-sacos, realmente constatei que nem vale mais a pena tentar dialogar com ele.

Felizmente (para ele), não houve ganhos financeiros com o uso da tua imagem, pois que seria bem mais vantajoso colocar a criatura na justiça. Nesse caso, considero que nem mesmo houve ofensa à tua imagem, já que os que lá estão jogando confetes no autor do roubo, na minha opinião, são completamente irrelevantes. Acho por bem você pairar acima dessa bagunça, já que o comportamento infantil do blogueiro não está colaborando para que a discussão gere bons frutos.


Tédoidé? Esse menino Pedrox disse tudo, no minimo o que se exige é uma postura de homem, em qualquer ambiente que qualquer pessoa criadora de conteúdo esteja.

Postagens mais visitadas